quinta-feira, 23 de abril de 2009

Contexto Histórico!

Antes de saber a quilometragem exata que nos separa da educação a distância (rsrs...) é preciso saber como e por que ela surgiu! Para isso tomei como fonte de estudo o livro Educação a Distância. Uma visão integrada de Michael Moore e Greg Kearsley.


A educação a distância evoluiu ao longo de diversas gerações na história, identificáveis pelas principais tecnologias de comunicação empregadas. A primeira geração ocorreu quando o meio de comunicação era o texto , e a instrução, por correspondência. Essa geração proporcionou o fundamento para a educação individualizada a distância. O histórico da EAD começa com os cursos de instrução que eram entregues pelo correio. Tendo início no começo da década de 1880, as pessoas que desejassem estudar em casa ou no trabalho poderiam, pela primeira vez, obter instrução de um professor a distância. Isso ocorria por causa da invenção de uma nova tecnologia: serviços postais baratos e confiáveis, resultando em grande parte da expansão das redes ferroviárias. O motivo principal para os primeiros educadores por correspondência era a visão de usar tecnologia para chegar até aqueles que de outro modo não poderiam se beneficiar dela. Naquele tempo, isso incluía as mulheres e, talvez por essa razão, elas desempenharam um papel importante na história da educação a distância.


A segunda geração, de transmissão por rádio e televisão, teve pouca ou nenhuma interação de professores com alunos, exceto quando relacionada a um curso por correspondência; porém, agregou as dimensões oral e visual à apresentação de informações aos alunos a distância. Quando o rádio surgiu como uma nova tecnologia no início do século XX, muitos educadores nos departamentos de extensão das universidades reagiram com otimismo e entusiasmo. No entanto, o rádio como tecnologia de divulgação da educação não fez jus às expectativas. O interesse restrito demonstrado pelo corpo docente das universidades, assim como o amadorismo daqueles poucos professores que mostraram interesse provaram ser um recurso medíocre para o compromisso firme da mídia de radiotransmissão, exibido pelas emissoras comerciais que desejavam os cursos como um meio para conseguir anúncios.


A terceira geração foi das Universidades abertas. O final da década de 1960 e o início da de 1970 formaram um período de mudanças importantes na educação a distância, resultantes de diversas experiências com novas modalidades de organização da tecnologia e de recursos humanos, conduzindo a novas técnicas de instrução e a uma nova teorização da educação. Essas experiências integravam áudio/vídeo e correspondência com orientação face a face, usando equipes de cursos e um método prático para a criação e veiculação de instrução em uma abordagem sistêmica. O que surgiu foi a primeira universidade nacional de educação a distância (na Grã-Bretanha e Irlanda do Norte), que se valeria de economias de escala, tendo mais alunos do que qualquer outra universidade, com um nível de financiamento elevado e empregando a gama mais completa de tecnologias de comunicação para ensinar um currículo universitário completo a qualquer adulto que desejasse receber tal educação.


A quarta geração utilizou a Teleconferência por áudio, vídeo e computador, proporcionando a primeira interação em tempo real de alunos com alunos e instrutores a distância. O método era apreciado especialmente para treinamento corporativo. A educação a distância que surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1980 era baseada na tecnologia da teleconferência e, portanto, era elaborada normalmente para o uso de grupos. Isso atraiu um número maior de educadores por ser o contrário dos modelos por correspondência ou de universidade aberta, que eram direcionados a pessoas que aprendem sozinhas, geralmente pelo estudo em casa.


A quinta geração, a de classes virtuais on-line com base na internet, tem resultado em enorme interesse e atividade em escala mundial pela educação a distância, com métodos construtivistas de aprendizado em colaboração, e na convergência entre texto, áudio e vídeo em uma única plataforma de comunicação. O uso de redes de computadores para a educação a distância teve grande impulso com o surgimento da world wide web, um sistema aparentemente mágico que permitia o acesso a um documento por computadores diferentes separados por qualquer distância. O primeiro navegador na web apareceu em 1993 e permitiu aos educadores um novo meio poderoso para obter acesso à educação a distância. Do mesmo modo que cada geração anterior de tecnologia, isto é, cursos por correspondência, transmissão por rádio e televisão, vídeo interativo e audioconferência, produziu sua modalidade específica de organização de aprendizado a distância, a disseminação da tecnologia da internet estimulou novas ideias a respeito de como organizar o ensino a distância. Novas tecnologias também levaram ao surgimento de novas formas de finalidade única, universidades puramente eletrônicas e a novas combinações e colaborações entre instituições de todos os tipos.


A partir desse breve contexto histórico podemos perceber que a EAD está mais do que presente em nossa realidade... Rompi um grande pre-conceito meu de que a EAD só poderia existir através da tecnologia do computador! Pelo contrário!!! A educação a distância utilizou de muitos outros meios ao longo dos anos para poder existir e acontecer de fato. A quilometragem começa a se encurtar! rsrs... Mas afinal... O que é EAD????




Fonte: MOORE, Michael & KEARSLEY, Greg. Educação a distância - Uma visão integrada. Editora Thomson, 2007.

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